O Livro dos Médiuns - Edição antirracista
O projeto da Coleção Antirracista de Kardec do coletivo Espíritas à Esquerda (EàE) apresenta mais uma edição comparada das obras de Allan Kardec: O Livro dos Médiuns – Edição Antirracista. Esta publicação integra um esforço contínuo de análise crítica das obras da codificação espírita, à luz dos valores de justiça social e respeito à diversidade humana.
A iniciativa visa contribuir para o debate público acerca dos “trechos das obras literárias de Allan Kardec, vistos como supostamente discriminatórios e preconceituosos em relação a pessoas negras e de outras etnias”, conforme apontado pelo Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com o Ministério Público Federal da Bahia (MPF-BA), em 2007. Esse TAC identificou 106 fragmentos distribuídos em 21 livros atribuídos a Allan Kardec, firmando acordo com nove editoras responsáveis pelas publicações no Brasil.
Nesta edição, O Livro dos Médiuns — obra fundamental da doutrina espírita que trata da comunicação entre encarnados e desencarnados — é apresentado com intervenções explicativas e comentários antirracistas nos trechos que constam no TAC, e permanece íntegro em seu conteúdo doutrinário essencial. A proposta é favorecer a leitura crítica, respeitosa e fiel ao legado espírita, promovendo reflexões sobre os limites históricos das expressões utilizadas na época e reafirmando o compromisso do Espiritismo com a evolução moral da humanidade.
Assim, o coletivo Espíritas à Esquerda oferece ao público e ao movimento espírita uma contribuição importante, que dialoga com a fidelidade ao pensamento kardecista e com os princípios de justiça, igualdade e progresso contínuo.
CLIQUE NO ÍCONE ABAIXO PARA FAZER DOWNLOAD
PDF é adequado para leitura em tela de computadores, tablets e smartphones. Também indicado para quem desejar imprimir o livro em impressora doméstica ou gráfica rápida.
