No dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, o coletivo Espíritas à Esquerda lançou a edição antirracista de O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec. A obra é o quarto volume da Coleção Antirracista de Kardec, que já conta com edições comentadas e gratuitas de O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos e O Que É o Espiritismo.
A live de lançamento, transmitida pelas redes sociais do coletivo, trouxe um diálogo profundo sobre mediunidade, racismo estrutural e responsabilidade histórica. O evento foi marcado por momentos de análise crítica do livro, leitura comentada do prefácio e reflexões sobre a importância da revisão dos clássicos espíritas à luz dos direitos humanos.
▶️ Assista à live completa aqui:
Uma obra essencial, agora com olhar antirracista
Publicado originalmente em 1861, O Livro dos Médiuns trata das manifestações dos Espíritos, dos diferentes tipos de mediunidade, dos critérios para o discernimento das mensagens recebidas e dos cuidados éticos no exercício dessa comunicação.
A nova edição antirracista traz, além do texto original traduzido por Guillon Ribeiro, intervenções explicativas que comentam um trecho listado no Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Federal da Bahia em 2007. O TAC identificou 106 trechos de 21 livros de Allan Kardec que poderiam conter conteúdos potencialmente discriminatórios ou preconceituosos. A proposta da Coleção Antirracista é tornar visíveis essas passagens, analisá-las criticamente e promover um diálogo com os leitores sobre o contexto histórico e seus reflexos ainda presentes.
Principais destaques da live
Durante a transmissão, os integrantes do EàE destacaram:
- A importância de revisitar as obras fundamentais do espiritismo com senso crítico e compromisso com a justiça social;
- O papel ativo de médiuns e leitores na construção de uma prática espírita mais inclusiva e coerente com os valores de igualdade e respeito;
- A necessidade de reconhecer as limitações de linguagem e visão de mundo presentes em textos do século XIX, quando viveu Kardec, sem abandonar os princípios espirituais neles contidos;
- A escolha simbólica do Dia da Consciência Negra para lançar uma obra que nos convida a enxergar, no exercício mediúnico, também um espaço de reparação histórica e ética.
Acesse gratuitamente
A obra completa está disponível gratuitamente para leitura e download em PDF no site do coletivo:
📘 Baixar O Livro dos Médiuns – Edição Antirracista (PDF)
Com essa publicação, o Espíritas à Esquerda reafirma seu compromisso com um Espiritismo que dialoga com os desafios do presente e atua na superação de toda forma de preconceito. A mediunidade, como toda prática espiritual, também pode ser instrumento de libertação.

