Durante o ano de 2022, o EàE e a ABPE lançarão conjuntamente pela Editora Comenius seis livros de autores clássicos do espiritismo progressista que representam alguns aspectos do debate em torno da questão social e sua relação com as propostas espíritas.
Estão previstas as seguintes obras:
- “Socialismo e espiritismo”, de Leon Denis (em nova tradução de Sergio Mauricio Pinto)
- “Os espiritualistas perante a paz e o marxismo”, de Eusínio Lavigne
- “Dialética e metapsíquica”, de Humberto Mariotti (na tradução de Júlio Abreu Filho)
- “Conceito espírita de socialismo”, de Cosme Mariño (também em nova tradução)
- “Espiritismo dialético”, de Manuel Porteiro
- “O pensamento social de Herculano Pires”, de Dora Incontri
Um francês, dois brasileiros e três argentinos. Quem são esses espíritas progressistas?
- Léon Denis (1846-1927) foi um pensador espírita francês, médium e um dos principais continuadores do espiritismo após a morte de Allan Kardec, ao lado de Gabriel Delanne e Camille Flammarion.
- Eusínio Lavigne (1873-1973), baiano de Ilhéus, foi espírita, político, jurista, jornalista, escritor e marxista. Participou de vários movimentos sociais e políticos democráticos, escreveu diversos livros sobre as relações entre o espiritismo e o socialismo.
- Humberto Mariotti (1905-1982), poeta, escritor, jornalista, conferencista e intelectual espírita argentino. Foi presidente da Confederação Espírita Argentina (CEA), da Sociedade Victor Hugo, e diretor da revista de cultura espírita “La Idea”.
- Cosme Mariño (1847-1927), escritor, jornalista e jurista argentino, foi o fundador da primeira sociedade espírita de Buenos Aires. Combateu a intolerância religiosa e a mistificação, e consolidou o espiritismo na Argentina através de seus textos em livros e jornais.
- Manuel Porteiro (1881-1936), autodidata argentino, ao lado de Humberto Mariotti, participou do V Congresso Espírita Internacional, realizado em Barcelona, Espanha, em outubro de 1934. Escreveu diversos artigos para a revista “La Idea”, e livros que expressavam sua ideia de uma sociologia espírita.
- José Herculano Pires (1914-1979), paulista de Avaré, foi um jornalista, filósofo, educador, escritor e tradutor brasileiro. Destacou-se como um dos mais ativos divulgadores do espiritismo no país. Traduziu os escritos de Allan Kardec e escreveu tanto estudos filosóficos, quanto obras literárias inspiradas na doutrina espírita.
Todos os livros contarão com um prefácio contextualizando os autores e suas obras.
A série de livros apresentada é coordenada por Dora Incontri e Sergio Mauricio.
Para a viabilização econômica dessa iniciativa, estamos lançando o Clube do Livro “Espiritismo e Sociedade”, e convidamos vocês a participarem dessa proposta, que deverá durar entre março de 2022 a fevereiro de 2023.
Como funciona?
Quem aderir ao Clube do Livro, receberá um carnê on-line de boletos mensais de R$ 35,00, com duração de março de 2022 a fevereiro de 2023. A cada dois meses, receberá em casa um exemplar dessas obras acima. Nesse valor já está incluído o preço do frete.
CLIQUE AQUI PARA ADERIR AO CLUBE
Quantas pessoas precisam aderir?
Para viabilizar traduções, revisões, capas, impressões na gráfica, administração do clube, emissão de boletos e outras despesas, precisamos de pelo menos 200 pessoas. Tendo a adesão desse número, iniciamos as publicações e outros interessados poderão entrar no clube depois, com o limite de data máxima até julho.
Nesses tempos de retrocessos do pensamento e de conservadorismo social e político, consideramos de vital importância conhecermos os autores progressistas da história do espiritismo que deram suas contribuições para a construção de um pensamento social espírita.
Ainda restaram dúvidas?
Fale com o EàE pelo seu portal na internet (www.espiritasaesquerda.com.br) ou mande mensagem para contato@espiritasaesquerda.com.br ou contato@editoracomenius.com.br.
Muito importante e necessário um grupo de espíritas marxistas, como contraponto ao misticismo e igrejismo reinante em nosso movimento.
Aguardo ansiosamente as publicações do Clube do Livro.
Um abraço fraterno!