No próximo dia 13 de julho, acontecerá o III Encontro Nacional da Esquerda Espírita, promovido pelo Coletivo Espíritas à Esquerda. O evento, que ocorrerá na sede do Sindicato dos Bancários do DF, em Brasília, é gratuito e contará com transmissão ao vivo pela internet.
Este encontro tem como objetivo reunir espíritas progressistas para discutir e refletir sobre o papel dos espíritas na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, conforme os princípios ensinados por Jesus e ampliados pelos espíritos que auxiliaram Kardec. A proposta central do evento é fomentar a conscientização social e política, seguindo a abordagem freireana, para promover uma participação intensa e ativa em comunidades locais, conselhos, sindicatos, movimentos sociais e parlamentos.
Acredita-se que a superação das injustiças sociais não pode ser alcançada apenas por meio de reformas pontuais, mas requer um esforço coletivo e contínuo de educação e conscientização. Nesse contexto, os espíritas progressistas podem desempenhar um papel crucial ao desenvolverem centros de educação popular, focados na formação política e social de seus frequentadores.
Programação
Manhã (9h-12h)
- Tema: Reflexões sobre a ideia do Reino, uma nova sociedade justa e fraterna.
- Palestrantes:
- Keka Bagno (PSOL-DF) – Assistente social, mestra em políticas públicas (UnB) e umbandista.
- Elias Inácio de Moraes (Aephus) – Sociólogo e pesquisador espírita.
- Sergio Mauricio Pinto (EàE) – Filósofo e engenheiro eletricista.
- Fábio Mariano da Silva (MDHC)
Tarde (14h-17h)
- Tema: Ações práticas para a implantação do Reino.
- Palestrantes:
- Atena Roveda (PSOL-RS) – Vereadora de Porto Alegre e autora.
- Mulheres do Espíritas à Esquerda – Discutirão feminismo, descriminalização do aborto e direitos humanos.
- Coordenação nacional do Espíritas à Esquerda – Lançamento do terceiro livro da Coleção Antirracista de Kardec.
Inscrições
- Data: 13 de julho de 2024
- Local: Sindicato dos Bancários do DF, Brasília
- Inscrições: Gratuitas e disponíveis através do link Sympla
O evento convida todos os espíritas e interessados a participarem desta reflexão e ação coletiva em prol de um mundo mais justo e fraterno. Não perca a oportunidade de contribuir para a construção do “Reino” anunciado por Jesus.