O Coletivo Nacional Espíritas à esquerda tem reunido seus grupos regionais para dialogar, debater e estudar referências teóricas e práticas com a finalidade de implantar seu ambicioso projeto de tornar o espiritismo um movimento verdadeiramente popular.
O movimento espírita precisa romper a barreira histórica e consolidada que o separa do povo brasileiro. Imaginar um movimento espírita feito pelo povo e para o povo é um sonho que o “Espíritas à esquerda” acalenta e, para isso, tem trabalhado na sua realização.
De acordo com dados do último censo disponível (2010), os espíritas representavam cerca de 2% da população brasileira, isso significaria hoje, usando o mesmo percentual de 10 anos atrás, uma população estimada de 4,3 milhões de pessoas. E quem são esses espíritas que representam um percentual tão pequeno do povo brasileiro? Os espíritas são, comparados com populações de outras expressões da fé, pessoas com mais escolaridade e com maior média de renda familiar. Resumindo, esses pouco mais de 4 milhões de espíritas pertencem à classe média elitizada, branca, bem formada e bem alimentada.
E onde entra nessa conta espírita o povo? Apenas como “assistido” na maioria das instituições que dizem representar o movimento espírita.
Seguindo o anúncio feito por Jesus há mais de dois mil anos, que veio falar dum reino de fraternidade, igualdade e justiça social, o projeto do “Espíritas à esquerda” pretende mudar radicalmente essa triste realidade do movimento espírita. Derrubar esse muro que o separa do povo torna-se uma necessidade.
As propostas em discussão nos vários grupos estaduais foram resumidamente alinhavadas em textos já publicados nas redes sociais do “Espíritas à esquerda” e seguem abaixo listados:
- Por um novo movimento espírita
https://www.facebook.com/espiritasaesquerda/posts/1058329021228088
- O que fazer? Ou uma proposta inicial para encaminhamentos dos “problemas candentes do nosso movimento”
https://www.facebook.com/espiritasaesquerda/posts/1073049716422685
- E o espiritismo se faz povo
https://www.facebook.com/espiritasaesquerda/posts/1107200249674298
- Os espíritas e o “Reino”
https://www.facebook.com/espiritasaesquerda/posts/1125002864560703
Venha participar desse projeto revolucionário e transformador para a construção dum novo movimento espírita verdadeiramente popular.
Publicado no Facebook em 04 de Dezembro de 2020.
Ref/Links: no corpo do texto