Sobre espíritas, músicos e fascistas

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Por Túlio Ceci Villaça

Postado originalmente nesse link.

Eu sou espírita, embora quase nunca fale disso em público porque detesto proselitismo (nada contra quem o faz com seriedade, só questão pessoal); e sou músico pouquíssimo praticante hoje — compenso escrevendo sobre música -, mas já fui muito atuante tanto como músico quanto como espírita, e muito das duas coisas juntas, como alguns aqui sabem.

Por isso, como espírita e como músico, quero dizer algo que deveria ser tão evidente quanto desnecessário dizer: quem se considera espírita ou é músico e ainda apoia em algum nível este governo nefasto, por mais que possa ser alguém bom pessoalmente e por mais que já tenha feito boa música, no fundo não entendeu absolutamente nada do que fez e faz.

Digo isto a pretexto do vídeo divulgado por membros da Fundação Caminho Verdade e Vida, de MG (eles mesmos se identificam, portanto não vejo mal em informar) e da foto do presidente da República portando um violão e simulando usá-lo como um fuzil. Tratemos de um por vez.

O vídeo divulgado tem muito pouco conteúdo, basicamente um grupo de pessoas dizendo, um por um, que são espíritas e apoiam Bolsonaro. Há poucas variações, mas significativas: um acredita que ele seja um missionário, outro lhe “apresenta” Emmanuel, estampado em sua blusa, outra lhe considera muito simpático, outros lhe “autorizam” a fazer o que considerar necessário. E assim por diante.

Imagem extraída do vídeo da Fundação Caminho Verdade e Vida

Neste vídeo está tudo de pior que o movimento espírita brasileiro tem: o messianismo, a idolatria cega, a ausência absoluta de questionamentos, a mania de enxergar diretrizes da espiritualidade no que lhe apraz e, contrariamente, obsessores no que não gosta. E mais um recorte de classe que vem de sua nascença e que é abominável: uma classe média branca subletrada mas que se acha oriunda espiritualmente da França, da civilidade, que tem pavor de ser confundida com os adeptos do “africanismo”, como chamou Deolindo Amorim às religiões afrobrasileiras de forma pusilânime. Estas ultimas coisas não estão no vídeo de forma visível, mas são elas que o moldam, inclusive na “autorização” que inclui a possibilidade de um golpe de Estado, de uso de violência, tudo terceirizado, porque os espíritas detestam violência. Mas “autorizam”.

Eu já quebrei muito pau dentro do movimento espírita contra o conservadorismo inerente à visão doutrinária corrente, quem me conhece sabe. E na verdade frequento hoje apenas esporadicamente reuniões, mesmo virtuais. Sei bem que não é assim em todo lugar. Mas só de lembrar que a visão corrente do espiritismo permite sequer aventar a possibilidade de um vídeo como este, tenho engulhos.

Quanto à foto, há pouco a dizer, porque ela fala por si. Quem faz de música sua profissão, aquilo em que acredita contribuir para fazer a sua parte no mundo (e se sustentar, na medida do impossível) e não se revolta com a imagem do violão/fuzil, esta pessoa não sabe o que está fazendo no mundo, nada menos.

Sei perfeitamente que a arte pode e deve ser usada para questionar, para chocar, e pode inclusive emular a violência, que não há limites para a expressividade se usada com um propósito investigativo responsável, um questionamento honesto, a abertura de um caminho inovador. Mas não é preciso apelar para nada disso para perceber que a performance do violão/fuzil não é nada disso, é pura e simples selvageria, incompreensão absoluta de qualquer padrão de humanidade. Obra de um debiloide, um psicopata, um canalha emérito.

Por sinal que esta performance (nem devia estar usando esta palavra, enxovalha seu significado) aconteceu — anotem — no 1° Encontro Fraternal de Líderes Evangélicos da Convenção Nacional das Assembleias de Deus do Ministério de Madureira.

Fraternal.

Percebem? O que há ali é desprezo por qualquer valor positivo e pura destruição de significado, exatamente do tipo promovido pelo nazismo, que começou ligado discretamente a fundamentalismos religiosos para mais tarde substituí-los pelo seu próprio misticismo, colocando no altar, no lugar do que estivesse lá, a violência. Culto da violência, no sentido religioso mesmo.

Em suma, já passamos há muito, se é que um dia estivemos, do ponto em que um espírita ou alguém que atua na arte compactue com o fascismo que está no poder. Sei que estou falando para convertidos em maioria absoluta, porque falo para meus amigos aqui. Mas este perfil é público, então faço um manifesto pessoal aqui, que seja para manifestar minha indignação e desopilar meu fígado, para que a violência implícita ou explícita destes vídeo e foto não fiquem dentro de mim me fazendo mal.

Só para que não fique qualquer dúvida: sou contra toda determinação de quem é e quem não é espírita ou artista. Mas se você se considera um ou outro e apoia este governo, não importa a roupa branca, a intenção benéfica, a técnica perfeita, a composição cuidadosa; você não sabe o que é, no sentido mais profundo da palavra, e o fascismo vai ressoar por baixo de tudo o que você disser e fizer, seja na doutrina ou na arte. Note quem quiser.

Por que ainda preferimos ser racistas que capitalistas

Antônio Isupério

Arquiteto e ativista antirracista e LGBTQIA+, é diretor de relações internacionais do Retail Design Institute (EUA). Membro da Coordenação do Espíritas à Esquerda

Funcionários da Ável Investimentos, ligada à XP, no terraço da empresa, em Porto Alegre; imagem repercutiu nas redes sociais pelo fato de a equipe ser branca, ter poucas mulheres e aglomerar sem o uso de máscaras – Reprodução/Twitter
Nos últimos dias pudemos aferir o quanto as redes sociais trataram de forma onipresente o caso da foto da Ável Investimentos (um escritório gaúcho de agentes autônomos ligado à XP Investimentos) após uma manhã de apresentações sobre propósito, conceito, disrupção e inovação. Mas o que a imagem claramente diz é sobre o pacto narcísico da branquitude brasileira e sua orgulhosa supremacia latina. É importante salientar que a falsa ideia da meritocracia é o principal pilar que sustenta o racismo estrutural e normaliza esse cenário por séculos. Percebemos também que a mídia assistiu atônita a todo esse debate repercutir, o que denuncia a ausência de profissionais preparados para tratar de assuntos tão relevantes e atuais como o protagonista desse futuro: a inteligência social. Não existe coerência em tratar de disrupção e inovação em um ambiente majoritariamente composto por homens brancos cis e, provavelmente, héteros. Grandes empresas de pesquisa de futuro, como a McKinsey em seu popular “report” de 2015 (“Why diversity matters”), descrevem com pesquisas muito precisas que uma diversidade étnica produz 35% de lucro real as empresas. Ao tratar sobre inovação, esses valores alcançam resultados ainda mais expressivos, porque não é possível maximizar inovação em um ambiente que se propõe ser uma repetição de mesmos indivíduos e experiências, como no caso da foto. Não é um cenário somente composto por uma quantidade expressiva de homens brancos cis héteros, mas bem provável que também compartilhem da mesma cosmovisão, mesmos valores sociais, sejam todos vizinhos, torçam para o mesmo time e frequentem os mesmos lugares. Essa é a fórmula da construção de um ambiente estéril composto por “si mesmos” e que carrega um imenso vão cego da sociedade que seja quase impossível ser quebrado. Todos parecem gêmeos, não somente pelo mesmo tom branco de pele (porque existem outros), mas também pelos cortes de cabelo e trajes. A imagem poderia ser um meme daqueles em que se copia e cola, mas não é. É o Brasil de 2021 que se ensaia pós-pandêmico. Vamos ao porquê do título deste artigo e a incoerência que tal foto denuncia. O nosso país contém 56% de negros, segundo o IGBE. São quase 120 milhões de pessoas com um poder de consumo abundante de R$ 1,9 trilhão por ano, de acordo com dados oficiais do Instituto Locomotiva. Isso representa mais que o consumo da própria classe A. Só esse fator já seria capaz de invejar qualquer país que se entende capitalista. Se isolarmos somente o “Brasil negro”, seríamos o 11º pais do mundo em população mundial e o 17º em consumo; ou seja, isoladamente faríamos parte do G20. Mas é praticamente impossível achar uma boneca negra ou uma touca para cabelos afro, isso na maior potência de afroconsumo do mundo. Infelizmente, o nosso setor produtivo prefere ignorar completamente esses dados, o que nos faz concluir que nós, como nação, preferimos ser racistas até que capitalistas, como afirma a consultora de diversidade Alexandra Loras. O Brasil não conhece seu principal cliente. E, pelo registro que temos da Ável Investimentos, ainda teremos um longo caminho. ESTE ARTIGO FOI ORIGINALMENTE PUBLICADO NO JORNAL FOLHA DE SÃO PAULO.

Racismo, espiritismo e a origem dos humanos

Releituras Kardecistas com Marcio Sales Saraiva

A despeito de algumas passagens racistas em Allan Kardec —encontradas em dois textos (“Frenologia espírita e a perfectibilidade da raça negra” e o outro “Teoria da beleza”), um na “Revista Espírita de 1862” e outro inserido no livro “Obras póstumas”, ou seja, publicado sem o consentimento dele—, o fato positivo é que o movimento espírita sempre foi abolicionista, portanto, contrário à escravidão. No Brasil e em diversas partes do mundo, muitas lideranças políticas que combatiam o escravismo eram espíritas ou espiritualistas, isso no século XIX, mas isso não queria dizer que os espíritas compreendiam que negros e índios fossem almas “do mesmo nível” dos brancos.

Quadro de Jean-Baptiste Debret feito em 1830.

Concedo que, até certo ponto, é compreensível sociologicamente que Allan Kardec, vivendo sob a hegemonia de teorias racistas do século XIX, caísse nessa esparrela, mas como ficam os espíritas de hoje? Kardec foi racista, é um fato, mas o movimento espírita do século XXI poderá se libertar disso?

Em “O livro dos espíritos” compreendemos que existe diversidade de raças (este era o conceito da época, hoje falamos em etnias) e que esta variedade também se dá no campo físico e moral. É aqui que encontramos a armadilha por onde certo tipo de racismo encontrou campo para afirmar que umas raças são mais belas (questão física) ou mais adiantadas civilizacionalmente (questão moral) comparado com outras. Hoje sabemos que tal concepção hierarquizadora é absolutamente equivocada do ponto de vista científico e fundamentalmente racista, posto que sempre colocava os brancos como raça superior e exemplo de civilização. Se o espiritismo caminha de acordo com a ciência —foi isso que pediu Kardec— não fará dano algum abandonar tais visões ultrapassadas e racistas, mas nem tudo deve ser jogado fora nos textos kardequianos sobre questões raciais. Sabe por quê?

Notem que na questão 52, os bons espíritos falam que a diversidade étnica é fruto do clima (quente ou frio, alterando a pigmentação da pele), da vida e dos costumes (cultura, diríamos hoje). Nisso não há nada de incorreto, além do mais, os espíritos afirmam que “o homem” (seriam os hominídeos ou os sapiens?) surgiu em diversos pontos e épocas do planeta Terra gerando fenótipos distintos (questão 53).

A evolução dos sapiens é um tema ainda cheio de lacunas, ainda que os achados mais antigos estejam na África Oriental, corroborando a hipótese de origem única; há também teorias no campo da antropologia biológica e da arqueologia que apontam para essa diversidade de origens (hipótese multirregional), contrariando o difusionismo cultural de matriz única.

A resposta dada pelos espíritos poderá concordar com uma ou outra hipótese, dependendo de como interpretamos a expressão “os homens”: os espíritos estão falando dos hominídeos (como Homo erectus na Ásia e de Homo neanderthalensis na Europa), de todos que são “homo” ou somente do Homo sapiens, o mais avançado e que derrotou as outras espécies humanas. Deixarei para outro momento o aprofundamento sobre as nossas origens.

O ponto fundamental para a derrubada dos muros racistas está na questão 53-a. Nela, os espíritos informam a Allan Kardec que não existem espécies distintas de seres humanos, pois todos “são da mesma família”, os sapiens é o que supomos. E que esta variedade aparente —negros, indígenas, asiáticos, brancos—, de frutos da mesma árvore, nos diz que todos os seres humanos “são irmãos em Deus”, todos são animados por um espírito e todos estão destinados à plenitude/perfeição —“tendem para o mesmo fim”, como diz na questão 54. Assim sendo, o racismo cai por terra. Qualquer espírito poderá encarnar-se como branco ou negro, asiático ou indígena, ao longo do seu ciclo de reencarnações. Não existe raça superior ou inferior. Diz-nos a questão 803 de “O livro dos espíritos”:

Todos os seres humanos são iguais perante Deus? Sim, todos tendem para o mesmo fim e Deus fez as suas leis para todos/as. Dizeis frequentemente: ‘O Sol brilha para todos’, e com isso dizeis uma verdade maior e mais geral do que pensais.

Foi justamente este reconhecimento espírita da unidade da “raça humana”, os sapiens, —a despeito das diferenças aparentes— que embalou diversos seguidores da codificação de Allan Kardec a somar-se nos movimentos abolicionistas e, ainda hoje, depois que já sabemos que geneticamente somos iguais, inspiram os espíritas a se comprometerem no combate ao racismo que deverá começar em si mesmos, dentro de suas famílias, no interior das próprias casas espíritas (muitas delas dirigidas sempre por brancos) e nas estruturas de visibilidade do movimento espírita, pois é no mínimo questionável que entre as lideranças de maior destaque tenhamos somente o médium José Raul Teixeira como negro e nenhuma pessoa de origem indígena. Será que há poucos negros no espiritismo?

Os dados do IBGE (2010) apontam que 68,7% dos kardecistas são brancos, mas isso não justifica o apagamento de lideranças negras e de comunicações mediúnicas de espíritos ainda ligados ao povo negro. Faz-se necessário meditar na quantidade de psicografias de mentores e mentoras branquíssimas (com muitos livros lançados) e na raridade de espíritos com vestimenta perispiritual negra ou indígena (vermelha) ocupando este papel de guias espirituais dos centros kardecistas brasileiros ou publicando livros inspiradores.

Por fim, é importante que o espiritismo —lideranças, federativas, centros etc.—ouça e dialogue com o movimento negro organizado e com as tradições ancestrais negras e indígenas (incluindo a umbanda, o candomblé, o santo daime, a pajelança etc.), pois há muito que aprender e, certamente, ao fazer isso, os espíritas poderão despertar de seu sono francês/branco/europeu e saber o quanto (ainda!) são atravessados por concepções racistas e hierarquizadoras.

É hora de repensar todas essas questões e refazer caminhos, pois já estamos no século XXI e não na Europa do século XIX. Kardec é fundamental e necessário, mas não há no espiritismo o dogma da infalibilidade papal e caminhar com a ciência exige mente aberta, pesquisa continua e atualização. O espiritismo kardecista precisa abraçar com paixão a luta antirracista ou será ultrapassado por ela.

Sororidade e outras palavras difíceis

Feminismos com Elizabeth Hernandes (EàE-DF)

A mulher negra caminhava rápido em direção à portaria do condomínio. Era sábado, quase sete da noite e sabe Deus quando passaria um ônibus porque estamos em Brasília. O sistema de transporte público da Capital é rigorosamente planejado para facilitar a atividade dos estupradores: poucos veículos e muitos pontos desertos cercados de cerrado, principalmente nos bairros “nobres”, onde as casas são iluminadas e as ruas escuras. Toca o celular. Ela hesita em atender. Deve ser o marido querendo saber do jantar. Melhor chegar logo na parada e esperar a sorte de passar ônibus para a Rodoviária do Plano Piloto. Melhor não perder tempo se explicando. Para não exibir o telefone novo lá no ponto de ônibus, resolve desligar e vê que não é o marido. É a nova cliente, cuja casa acabara de deixar. “Ôxi! O que será que essa mulher ainda quer?“ – Ketlin[1], onde você está? Ela se assusta, pois a mulher (que foi educada e gentil o dia todo) falou alto, pareceu nervosa. – Tô indo pra parada, mas ainda tô aqui dentro, perto daqueles aparelho de malhar. – Mas eu não te disse que te levaria até a Rodoviária, mulher?! – Mas eu achei que já tava muito tarde… não quis incomodar… não vi a senhora se arrumar pra sair. – E porque eu me arrumaria para te levar até a Rodoviária, criatura? – Mas eu achei que a senhora fosse sair pra outro lugar e me dar carona, que era caminho… – Ketlin, fica parada aí, agora, nesse banco perto dos aparelhos. Tô indo aí. Não saia porque nem vão te liberar na portaria. – Mas o que aconteceu, Dona Márcia? – Te falo já, me espera. “Agora lascou! Será que sumiu alguma coisa e ela pensa que fui eu?” Em dois minutos a mulher branca para o carro e já vai falando. – Criatura, como assim você sai sem me falar nada?! – Mas Dona Márcia, eu me enrolei porque ainda não conhecia direito o jeito da sua casa e aí ficou tarde. É assim mesmo no primeiro dia. Eu esqueci de fazer alguma coisa? A senhora tava lá no computador e eu pensei: bom, acho que ela não vai mais sair. E resolvi tomar logo meu rumo porque nem sei o horário dos ônibus por aqui. – Mas eu não falei que ia te levar?! – Pensei que a senhora tinha esquecido, que tinha desistido de sair. E a culpa do atraso no serviço foi minha. O carro segue entre as ruas do bairro de alto IDH, muito agradável para quem tem carro, muro, porteiro e segurança, na capital do Brasil, zil, zil. As duas mulheres conversam sobre tudo e nada, enquanto o veículo avança na escuridão de Brasília, conhecida apenas dos que se locomovem a pé ou de ônibus. – Dona Márcia, se a senhora não vai sair, por que está me levando até essa lonjura da Rodoviária? – Porque ficou tarde e lá é mais seguro e tem mais ônibus. – Mas a culpa foi minha, dona Márcia, eu que me enrolei. – Ketlin… você conhece a palavra sororidade? Agora a branca tava calma e sorridente de novo. – Solidariedade? – Não. So-ro-ri-da-de. Ketlin tenta repetir, mas não acerta. – Mas solidariedade, você sabe o que é, né? – Sim, é quando as pessoa ajuda as outra. – Então. Sororidade é um tipo de solidariedade que uma mulher presta a outra pelo fato de ambas serem mulheres. – Tipo me levar na Rodoviária? Agora Ketlin está descontraída. – Sim. Como eu também sou mulher, sei que é muito inseguro para todos ficar naquela parada a essa hora, mas é ainda mais inseguro para as mulheres. – É perigoso mesmo, dona Márcia. Minha vizinha foi assaltada aqui perto, numa parada do Lago Sul. Perdeu o salário todinho mas graças a Deus que não aconteceu o pior. Mas Dona Márcia, a senhora não anda de ônibus, por que tem medo das paradas? – Porque eu leio as notícias, eu também conheço as estatísticas e a subnotificação. Como eu também sou mulher, sei que esse “pior” acontece nas paradas de ônibus e em todo lugar, até dentro de casa. Então a gente tem que diminuir a probabilidade. Sororidade é isso: quando uma mulher ajuda outra porque sabe que tem alguns problemas, alguns “piores” que só acontecem com a gente porque a gente é mulher. – Eu tô entendendo o que a senhora tá falando mas olha, é muita palavra difícil… estatística, “soloridade”… Ah, dona Márcia. Eu vi que o PIX já caiu, mas a senhora errou e transferiu a mais. Posso descontar na próxima diária? Na próxima a senhora deposita só metade, pode ser? – Não, Ketlin, você não tem que devolver. Você trabalhou a mais e eu ajustei o valor. – Há, há, há, não! Comigo é tudo certinho e a culpa foi minha. Mas eu gostei dessa “soloridade”! – Não, Ketlin, pagar mais porque você trabalhou mais não é sororidade. – E o que é? – Capitalismo. – Eita, dona Márcia. Vou tê que aprender muita palavra pra trabalhar com a senhora! Mas agora não vou mais perguntar porque se eu correr eu pego o das 7:30 e chego em casa na mesma hora que eu ia chegar se tivesse pego dois ônibus. Sábado que vem a senhora me explica o que é capitalismo. Tem a ver com comunismo, né? – Bom… Agora sou eu quem vai ter de pensar sobre a associação que você fez. Mas no sábado eu te respondo. Ketlin corre escada acima pra não perder o ônibus de sete e quinze: “gostei dessa dona.” Qualquer semelhança com a realidade, não é coincidência. É estatística, probabilidade, análise de dados e, também, pontos fora da curva[2][3].

Notas:

[1] Os nomes das personagens são fictícios.

[2] Tokarski, Carolina. Pinheiro, Luana. Trabalho Doméstico Remunerado e Covid-19: aprofundamento das vulnerabilidades em uma ocupação precarizada. Boletim de Análise Político-Institucional nº 26. IPEA, março 2021. Disponível em https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/boletim_analise_politico/210304_bapi_26_artigo_6.pdf

[3] IPEA. Tendências e desigualdades da mobilidade urbana no brasil i: o uso do transporte coletivo e individual. Texto para Discussão N. 2.673. Rio de janeiro, Jul/2021. Disponível em https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/210803_td_2673.pdf

A “caridade” como refúgio para espíritas sem compaixão

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Avel Chuklanov / Unsplash
Boa parte da teoria e da prática espírita tradicional se apóia na frase de Allan Kardec que afirma que “fora da caridade não há salvação”. A frase, em geral, é interpretada fora de seu contexto de oposição à máxima católica “fora da igreja não há salvação” e dá à caridade dimensões que podem ganhar contornos, pelo menos, incongruentes com a ideia kardequiana. Um exemplo do mau entendimento do termo caridade gritou na palestra de Carlos Baccelli, transmitida online no dia 6 de junho de 2021 pela CESDA (Casa Espírita Seara do Divino Amigo)[1], da cidade de Sacramento, MG, e cujo tema foi justamente “Fora da caridade não há salvação”. O orador afirma que a pobreza favorece “uma bênção, a oportunidade de trabalhar, a oportunidade de servir”. O contexto que ele apresenta é de um suposto grupo de espíritas brasileiros residentes no Canadá que, segundo o palestrante, não pode fazer caridade porque “o governo cuida de tudo, não há fome, não há pessoas na miséria”. A fala mansa de Baccelli fala muito da concepção hegemônica no espiritismo tradicional no que se refere à prática de caridade. A palavra é aprisionada pela noção de assistencialismo e apoio material que pressupõe que haja sempre um necessitado e um abonado, instrumentalizada por suas posses a realizar a caridade. Esta visão estreita e limitada condiciona a prática de caridade à existência de desigualdade, na qual inclusive a possibilidade de desenvolvimento espiritual pelo exercício da caridade é privilégio de quem tem posses materiais. Aos necessitados restaria o crescimento pelo sofrimento? O altruísmo é restrito a quem tem posses? Os filiados a essa concepção cínica de caridade com certeza não leram, ignoraram ou não compreenderam o que o próprio Kardec diz em “O livro dos espíritos”, na questão 930: “Numa sociedade organizada segundo a lei de Cristo ninguém deve morrer de fome”. A aceitação da desigualdade e a interpretação da miséria como “bênção” não é apenas a negação de tudo o que professa o evangelho de Jesus, mas no caso em questão uma apropriação do sofrimento alheio como trampolim para o regozijo da sua alma supostamente caridosa. Mas verdadeiros cristãos entenderiam as palavras do palestrante como tripudiantes em relação ao outro. Esta “caridade” vertical se revela como arrogante e dissimula a falta de compaixão efetiva, de empatia real, de solidariedade e fraternidade. Antes roga pela existência do infortúnio alheio para que possa desenvolver sua meritocracia espiritual. A questão 806 de “O livro dos espíritos” é assertiva ao dizer que a desigualdade não é natural, muito menos divina. “É lei da natureza a desigualdade das condições sociais?”, indaga Kardec aos espíritos, que lhe respondem sem possibilidade de dupla interpretação: “Não: é obra do homem e não de Deus”. A caridade legítima é a que se nutre da compaixão, da solidariedade e da empatia. É a que se movimenta pelo desejo de ver o bem do irmão por meio da libertação efetiva das privações. Fora disso, é tudo demagogia, arrogância e exercício de suposta superioridade. Caridosos são os que lutam contra a desigualdade, pela libertação, pela consciência do direito à igualdade. Caridosos são os que lutam por sociedades igualitárias. São os que auxiliam quem quer que seja sem juízo moral de “merecimento”. Caridoso é quem liberta da fome, da ignorância e das discriminações. Que Deus perdoe os que veem no sofrimento alheio uma oportunidade para sua expiação pessoal.  

Nota:

[1] https://youtu.be/GWLGRiF5Ru8

EàE repudia misoginia e homofobia de vereador espírita Edson Sardano, de Santo André

O coletivo Espiritas à Esquerda vem a público repudiar veementemente as falas extremamente misóginas e lgbtfóbicas proferidas por Edson Sardano (@edsonsardano), vereador de Santo André, SP, pelo PSD, na live “Postura dos espíritas em tempo de eleição” promovida pelo grupo de direita “Espiritas na Política” no Facebook. Diante de falas ignorantes e intolerantes, não cabe mais o silêncio. Através do princípio da reencarnação, os espíritos que auxiliaram Kardec ratificam a beleza da diversidade humana que propicia a evolução dos seres e das coisas. Nas sociedades que ainda engatinham no percurso à comunhão e à fraternidade, onde o mal sobrepuja o bem, onde a organização social se dá por meio da opressão, onde a diversidade é perseguida, torturada e assassinada, continuamos a ser o país que mais mata LGBTs no mundo e falas que buscam invisibilizar a pluralidade de caracteres de todos nós, seres pensantes, confirmam a baixeza moral e intelectual da população terrestre, perpetuam essa condição entre as massas e corroboram a violência contra as minorias sociais. Não mais! Expor o mal e não ser conivente com ele é o primeiro passo para a transformação que nos levará a uma organização mais justa, equânime, igualitária, fraterna e inclusiva, na qual a visibilidade e a representatividade confirmarão que devemos ser quem somos: plurais, diversos, únicos. Não há espaço para intolerância no espiritismo, assim como não há espaço para manutenção de opressões, porque a proposta espírita é ferramenta de (r)evolução. O vídeo com as falas repulsivas do vereador foi publicado como denúncia pelo ativista Antonio Isupério (@isuperio), que também faz parte do Espíritas à Esquerda, no Instagram, conforme vemos abaixo.  
 
 
 
 
 
 
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Uma publicação compartilhada por LGBT ANTIRACIST ✊??️‍? (@isuperio)

Teocracia: um projeto de estado

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Foto: Geron Dison/Unsplash

A teocracia fundamentalista se instala no nosso país a passos largos. Se antes os avanços de setores radicais e fundamentalistas de igrejas várias sobre recursos e espaços do estado brasileiro era tímido e claudicante, como a testar possibilidades, agora, no período pós-golpe de 2016, é violento e intenso, explicitando o projeto em curso.

De um lado, o Congresso Nacional e o poder executivo, aliados no projeto de transformação do estado numa teocracia cristã, sob os olhares sempre desatentos e, por vezes, coniventes do poder judiciário, esforçam-se em dar a igrejas neopentecostais cada vez mais recursos oriundos do estado nacional, seja por meio do aumento significativo de propagandas do governo federal nas emissoras de rádio e TV dessas igrejas[1], ou por meio de absurdos perdões às mesmas igrejas de dívidas bilionárias com o estado[2].

Além desse indecente assalto aos cofres públicos, portanto assalto ao bolso de todo o povo brasileiro, independentemente de sua fé ou falta dela, o estado foi completamente tomado por pessoas escolhidas apenas pela crença que adotam, e não por suas capacidades técnicas ou administrativas[3]. Isso tem um nome muito claro: aparelhamento do estado. O estado brasileiro hoje está completamente aparelhado por pastores, crentes e fiéis que têm como única “virtude” a fé neopentecostal que professam. E deixam isso muito claro no trato das questões administrativas dentro do serviço público federal.

Por outro lado, e dando seguimento ao projeto teocrático de precarização educacional e científica da sociedade brasileira, os números de investimentos no setor de pesquisa e desenvolvimento (P&D) ruiu drasticamente desde 2016, mostrando a tendência do projeto social teocrático em ação. Se em 2015 o país alcançou seu maior orçamento histórico em P&D, com valor acima de R$ 13 bilhões, em 2020, após quedas anuais sucessivas, esse valor esteve abaixo de R$ 2,5 bilhões[4], como mostra o gráfico que ilustra esse texto, cuja fonte é um estudo do IPEA, órgão do próprio governo federal.

A proposta, portanto, torna-se evidente: menos ciência, pesquisa, educação, Constituição; mais pastores, igrejas e textos ditos sagrados. O Brasil tem feito uma escolha sobre seu futuro a cada nova eleição em que coloca nos poderes republicanos pessoas e grupos que atentam contra os próprios valores republicanos. Mas essa escolha, a história mostra à mancheia, é um caminho de perda de direitos e liberdades, de perseguições e torturas, de injustiças e desigualdades, de trevas e sombras.

Esse é um momento histórico importante e todos os que aspiram por uma nova sociedade de justiça e fraternidade devem engajar-se na luta contra o projeto de transformação da sociedade brasileira numa teocracia fundamentalista cristã, numa Arábia Saudita cristã. E essa luta passa, necessariamente, pela luta contra o talibã cristão que se apossou do estado brasileiro. Não é uma questão de respeito à fé alheia ou do direito inalienável de professá-la em espaços privados, mas a fé criminosa que faz do Brasil uma sociedade teocrática deve ser denunciada e seus militantes combatidos.

Quanto aos espíritas, muitos se entregaram inocente e sofregamente ao projeto neopentecostal de tomada do estado brasileiro, amasiados pelo canto da sereia do obtuso discurso religioso conservador, sem se darem conta de que, logo ali, serão perseguidos por sua fé desviante da teocracia pré-instalada. Os bolsoespíritas que ainda mantêm sua posição em relação a esse projeto são parceiros dessa aberração político-teocrática e devem ser combatidos e denunciados sem parcimônia, cotidianamente, pois, além de serem propagadores dentro do meio espírita e entre seus incautos seguidores desse tenebroso projeto, são pessoas que deturpam todas as propostas espíritas de amor, fraternidade e justiça social. E, como bem lembra mensagem famosa das obras espíritas,

[…] Se as imperfeições de uma pessoa só a ela prejudicam, nenhuma utilidade haverá nunca em divulgá-la. Se, porém, podem acarretar prejuízo a terceiros, deve-se atender de preferência ao interesse do maior número. Segundo as circunstâncias, desmascarar a hipocrisia e a mentira pode constituir um dever, pois mais vale caia um homem, do que virem muitos a ser suas vítimas. Em tal caso, deve-se pesar a soma das vantagens e dos inconvenientes.”[5]

Espíritas verdadeiros, unamo-nos na luta contra o talibã cristão, esteja ele onde estiver: numa igreja neopentecostal ou numa casa espírita qualquer.

Notas:

[1] https://www.brasildefato.com.br/2020/06/16/governo-gastou-r-30-milhoes-em-radios-e-tvs-de-pastores-que-apoiam-bolsonaro

[2] https://economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2020/09/07/congresso-perdoa-r-1-bi-em-dividas-de-igrejas-bolsonaro-precisa-sancionar.htm

[3] https://veja.abril.com.br/blog/matheus-leitao/os-tres-pastores-de-bolsonaro/

[4] KOELLER, Priscila. Investimentos federais em pesquisa e desenvolvimento: estimativas para o período 2000-2020. https://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/nota_tecnica/202189_nt_investimento%20federais.pdf

[5] KARDEC, Allan. O evangelho segundo o espiritismo. Cap. X. Item 21.

O criacionismo espírita é evolucionista

Releituras kardecistas – com Marcio Sales Saraiva

“A criação de animais”, de Jacopo Tintoretto, pintada em 1550.
O espiritismo, tal como formulado por Allan Kardec, é deísta, criacionista e monista. Deísta porque ele pressupõe uma divindade criadora, causa primeira de todas as coisas. Essa divindade não é uma pessoa, um “pai” ou “mãe”, mas é sim o design inteligente do universo. E é dessa divindade que tudo emana, portanto, o dualismo (espírito e matéria) é algo aparente e transitório, pois “tudo está em tudo” (questão 33 de “O livro dos espíritos”) e aquilo que chamamos matéria é apenas energia (“espírito”) em estado modificado. Em síntese, tudo tem a mesma origem divina, tudo é uma derivação da energia causal primária. O dualismo é um fenômeno transitório e causado por uma “cisão” aparente. Penso, por exemplo, que em 1986, quando o químico criacionista Charles Taxon inventou o conceito de “complexidade especificada”, proveniente da teoria da informação, alegando que mensagens transmitidas pelo DNA na célula eram especificadas por uma inteligência, ou seja, originaram-se de um agente inteligente, talvez ele estivesse falando do espírito que renasce emboscado no corpo de tal maneira que formam uma unidade transcendente-imanente, “uma só carne”. E assim sendo, o dualismo é um fenômeno aparente, pois o corpo físico seria a expressão dessa energia-espírito inteligente que participa de construção deste desde o código genético. Seria então a “alma”, a sede do que chamamos “problemas genéticos”? Seria a genética uma derivação ou um epifenômeno do espírito? Por hoje, não vamos entrar nisso. Retomando nossa questão, quando falamos que o espiritismo é criacionista, alguns podem confundi-lo com o criacionismo bíblico literal de sete dias e que teria acontecido alguns milhares de anos antes de Jesus. Longe de Allan Kardec esse tipo de criacionismo dogmático e irracional, por outro lado, o evolucionismo defendido pelo espiritismo é compreendido como um fenômeno que se dá no mundo físico-espiritual, envolvendo não somente as formas, mas também a cognição e os valores éticos e morais, as virtudes. Dito de outra forma, o evolucionismo de Charles Darwin e Alfred Wallace (ambos anglicanos, ainda que o primeiro fosse agnóstico e o segundo espiritualista teísta) estaria correto em essência, mas incompleto, posto que o darwinismo não identificava uma origem criadora, um ponto de começo ou um projetista inteligente. Para o espiritismo, este ponto de começo está em Deus, visto que “o universo não pode fazer-se a si mesmo” (questão 37). Portanto, evolução e criação se conjugam no espiritismo kardecista ao invés de se excluírem, tal como acontece em muitos debates públicos envolvendo fundamentalistas religiosos de um lado e cientistas ateus ou agnósticos de outro. O kardecismo segue pelo caminho do meio, tal como informaram os bons espíritos. Esse tema não é novo e nem foi inventado por Allan Kardec e isso deveria ser óbvio para todas as pessoas, especialmente para quem se diz espírita. Na verdade, desde o século IV a.C. o filósofo Platão propôs um “demiurgo”, um sábio e bom criador, primeira causa do cosmos (que organizará o caos). Aristóteles também defendeu algo semelhante, um criador-designer do cosmos que ele chamou de “motor imóvel”. Depois dele, o filósofo romano Cícero defendeu que um “poder divino deve ser encontrado no princípio de uma razão que permeia toda a natureza”. Na mesma linha, argumentou Tomás de Aquino, na Idade Média, e William Paley, em 1808, usando a analogia do Deus-relojoeiro que criou o relógio-mundo e deixou que ele livremente funcionasse. Também o evolucionismo teísta vem ganhando adeptos dentro do cristianismo católico e protestante. Destaco aqui os nomes de Pierre Teilhard de Chardin (1881-1955), Ronald Fisher (1890-1962) e Theodosius Dobzhansky (1900-1975), além de cientistas que ainda estão trabalhando sobre essa questão como Kenneth R. Miller, John Haught, Michael Dowd e Francis Collins. Todos podem ser lidos pelos espíritas preocupados em conhecer mais e melhor nossas origens e a divindade. Para concluir, se “O livro dos espíritos” de Allan Kardec —e percebam que estou usando somente esta obra como referência em todos esses pequenos artigos— fosse mais lido e bem estudado, debatido abertamente, sem medo de críticas e autocríticas, o movimento espírita brasileiro ganharia muito em qualidade e sobriedade. Que os mais progressistas continuem avançando através do estudo, do bom senso e do amor-caridade.

EàE participa de ato de solidariedade ao Brasil em Portugal

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Luto pelas mais de 550 mil vidas perdidas no Brasil pela Covid-19.

Este abaixo-assinado foi proposto aos signatários pela rede #PortugalDenunciaBolsonaroGenocida Casa do Brasil de Lisboa, Coletiva Maria Felipa, Coletivo Alvorada Aveiro, Coletivo Andorinha – Frente Democrática Brasileira de Lisboa, Solidariedade Brasileira (Porto), Vozes no Mundo – Frente pela Democracia no Brasil (Coimbra). O Coletivo Espíritas à Esquerda, representado em Portugal, assina este documento.
Clique na imagem para participar da live dia 28 de julho, às 14h de Brasília.

Nós, abaixo assinados, manifestamos nossa solidariedade ao povo brasileiro e extrema preocupação com o projeto de destruição nacional realizado pelo Governo de Jair Bolsonaro. A gestão da pandemia de Covid-19, responsável por mais de meio milhão de pessoas mortas no Brasil, é a face mais visível de um trágico empreendimento que inclui a destruição de ecossistemas e a venda de patrimônio nacional, o desejo de ani- quilação de culturas e povos originários, ataques aos direitos humanos, às populações indígenas e quilombolas, a criminalização de ativistas e de movimentos sociais, além da perseguição aos grupos mais oprimidos, como as mulheres e a população LGBTQI+.

Desde o início da pandemia, a política negacionista do Governo Bolsonaro demonstrou o desprezo do presidente e de seus apoiadores para com a gravidade da situação e pela dor de quem chora a perda dos seus. Discursos minimizando os efeitos do vírus (“é uma gripezinha”), incitando o ajuntamento de pessoas, desprezando o uso das más- caras, travando uma luta política com os que defendiam ações fundamentadas em informações científicas contra a pandemia, são publicamente conhecidos. Soma-se a isso o gasto público na promoção de remédios ineficazes e da recusa sistemática para compra de vacinas. É evidente o projeto genocida do Governo Bolsonaro, presente não só em suas declarações, mas também na adoção de medidas que facilitaram a propagação do vírus, em completa desconsideração para com a vida de milhares de brasileiros e brasileiras.

Os números são alarmantes. A fome avança e a insegurança alimentar já atinge mais da metade dos lares brasileiros. Os fracassos na condução da política econômica são uma evidência com aumento do custo de vida e desemprego. As pessoas pobres e negras são as mais atingidas. A desconstrução violenta das políticas de proteção ambiental tem levado o país a um verdadeiro ecocídio e envolve riscos concretos à vida de quem se opõe. O Governo de Bolsonaro é denunciado internacionalmente por descumprir convenções internacionais de que o Brasil é signatário, bem como é visível o desacato à Constituição brasileira. As notícias mais recentes revelam tentativas de superfaturamento na compra de vacinas, num quadro de grande atraso no processo de imunização.

Por isso, aliamo-nos aos protestos realizados em todo Brasil e em dezenas de cidades do mundo, clamando pelo apoio internacional pelo fim do genocídio e ecocídio em curso no Brasil.

Portugal, 28 de Julho de 2021.

Assinam:

Adriana Grechi – Coreógrafa, produtora cultural. Alexandra Lucas Coelho –  Escritora. Álvaro Garrido – Professor universitário, Universidade de Coimbra. Amaury Cacciacarro – Produtor cultural. Ana Estevens – Geógrafa. Ana Paula Tavares – Escritora, Professora Universitária. Antónia Pedroso de Lima – Antropóloga, ISCTE-IUL/CRIA. António Costa Pinto – Professor Universitário e comentarista político. António Ferreira – Cineasta. António Filipe – Partido Comunista Português; Vice-Presidente da Assembleia da República. Beatriz Gomes Dias – Professora, Deputada do Bloco Esquerda. Bianca Castro – Estudante e Activista por Justiça Climática. Boaventura de Sousa Santos – Professor Catedrático Jubilado da Universidade de Coimbra; Director Emérito do Centro de Estudos Sociais. Carolina Dias – Produtora e realizadora audiovisual. Catarina Martins – Deputada e coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda. Cleia Almeida – Atriz. Cristiana Bastos – Investigadora, Universidade de Lisboa. Cristina Roldão – Professora da ESE-IPS e investigadora do CIES-ISCTE. David Serrão – Arquitecto. Diana Andringa –  Documentarista e ex-presidente do Sindicato de Jornalistas. Diana Diegues – (A)MAR pela Diversidade – São Miguel, Açores. Eduardo Barroco de Melo – Deputado do Partido Socialista. Evalina Gomes Dias – Ativista. Fernando Nogueira – Professor e diretor do Mestrado em Planeamento Regional e Urbano, Universidade de Aveiro. Fernando Rosas – Professor Universitário. Francisco Louçã – Professor Universitário. Gisela Casimiro – Escritora e artista. Hans Eickhoff – Médico e ativista. Hélder Mateus da Costa – Dramaturgo, encenador, director grupo de teatro A Barraca. Ilda Figueiredo – Presidente da Direção Nacional do Conselho Português para a Paz e Cooperação. Isabel Araújo Branco – Professora Universitária e investigadora. Isabel Moreira – Deputada do Partido Socialista. Ivo Canelas – Ator. Janita Salomé – Cantor e compositor. Joacine Katar Moreira – Deputada e historiadora. Joana de Verona – Atriz e realizadora. Joana Moreira – Psicóloga. Joana Mortágua – Deputada do Bloco de Esquerda. João Baía – Sociólogo. João Fiadeiro – Coreógrafo, curador e investigador. João Luís Lisboa –  Professor universitário. João Pina-Cabral – Antropólogo- ICS/UL. José Barahona –  Realizador. José Carlos Mota – Professor Universidade de Aveiro José Falcão – Dirigente SOS Racismo José Filipe Costa –  Realizador. José Manuel Pureza – Professor universitário e deputado. José Soeiro – Sociólogo e deputado. José Zaluar Basílio – Professor universitário. Luca Argel – Músico. Luís Mendes – Geógrafo, CEG/IGOT-ULisboa. Luísa Tiago Oliveira – Historiadora, ISCTE. Mamadou Ba – Dirigente do SOS Racismo Portugal. Manuel Carvalho da Silva – Sociólogo; ex-Secretário Geral da CGTP-IN. Manuel Pinto – Pesquisador da Universidade do Minho. Márcio Laranjeira – Diretor criativo. Maria Inácia Rezola – Historiadora. Mário Nuno Neves – Cidadão. Miguel Vale de Almeida – Antropólogo, ISCTE-IUL/CRIA. Nelson Peralta – Deputado da Assembleia da República Portuguesa pelo BE. Nuno Domingos – Antropólogo. Paula Godinho – Antropóloga e professora universitária. Paulo Mota – Ator. Paulo Raposo – Antropólogo e professor universitário. Pável Calado – Professor universitário, Universidade de Lisboa. Pedro Castro – Produtor musical e artista Pilar del Río Jornalista. Sandra Monteiro – Jornalista. Sara David Lopes – Programadora, directora do festival Olhares do Mediterrâneo – Women’s Film Festival. Sérgio Campos Matos – Professor universitário. Sérgio Dias Branco – Professor da Universidade de Coimbra. Sérgio Godinho – Cantor e compositor. Sérgio Tréfaut – Cineasta. Susana de Matos Viegas Antropóloga, ICS-ULisboa. Susana de Sousa Dias – Realizadora. Tathiani Sacilotto – Produtora de cinema. Tiago Mota Saraiva – Arquitecto e urbanista. Vitorino Salomé – Cantor e compositor.

Organizações e Coletivos:

  • Academia Cidadã A Coletiva
  • Coletivo Feminista AIM
  • Alternative International Movement / secção portuguesa ALCC
  • Associação Lusofonia Cidadania e Cultura Alquimia Nómada (A)MAR pela Diversidade- São Miguel Açores
  • APPA- Associação do Património e População de Alfama As Cores dos Açores
  • Associação Clube Safo Associação José Afonso
  • Associação LGBTI Viseu Associação Mulheres na Arquitectura
  • Associação Plano I para a Igualdade e Inclusão
  • Brasileiras Não Se Calam
  • BR Cidades em Portugal
  • Campanha ATERRA
  • Colombina Clandestina
  • Coletivo Afreketê Coletivo Xis
  • Cooperativa Trabalhar com os 99%
  • Devagar Associação Cultural
  • Djass- Associação de Afrodescendentes
  • Espíritas à Esquerda– Portugal
  • Feminismo Sob Rodas- Coletivo Feminista
  • Greve Climática Estudantil
  • IPA- Associação para a Promoção da Igualdade
  • Movimento Antifascista do Porto
  • Movimento Morar em Lisboa
  • Núcleo Antifascista de Aveiro
  • Núcleo do PT Lisboa
  • Plataforma Geni
  • Plataforma Já Marchavas
  • Pride Azores
  • Queer As Fuck QueerIST Queer Tropical- Associação de Apoio à Comunidade LGBTQI+ Brasileira em Portugal
  • Rede para o decrescimento
  • SOS RAcismo
  • Transborda- Mostra Internacional de Artes Performativas de Almada
  • UAP- União Antifascista Portuguesa
  • ULCC- União Lisboeta Carnaval e Cultura
  • Vizinhos de Arroios 

PARTICIPE DA LIVE DIA 28/07, 14H DE BRASÍLIA 

Palavras, divisões e ódios

Releituras kardecistas com Marcio Sales Saraiva.
 
Não é somente no espiritismo, mas em diversas visões espirituais de mundo, religiosas ou não, há necessidade de definir conceitos, escolher palavras e fazer interpretações. Os conflitos aparecem, claro, e devem ser tratados com razão e serenidade.
Arte de Bansky, “Menino com avião de caça”, pintado num muro em Tel Aviv, na Palestina ocupada.
Cada um irá ler um texto de acordo com sua bagagem existencial, de acordo com seus valores e crenças. Não existe uma leitura “neutra” ou isenta das paixões humanas, dos afetos e daquilo que cada um traz dentro de si.
Allan Kardec, em “O livro dos espíritos”, enfrentou a difícil tarefa de escolher conceitos e nomear coisas e processos que antes não tinham nomeação, incluindo correção de termos antes usados de outra maneira. Isso poderá gerar reações positivas, de aceitação e compreensão, mas também poderá despertar profundas críticas. Inovar conceitos e palavras não é fácil, pois não é somente uma operação linguística. É também um trabalho social e político.
Na questão 28, Kardec pergunta aos bons espíritos:
“Sendo o espírito, em si mesmo, alguma coisa, não seria mais exato, e menos sujeito a confusões, designar esses dois elementos gerais pelas expressões: matéria inerte e matéria inteligente?”
Homem moderno e impregnado dos valores do Iluminismo, Kardec deseja criar para o espiritismo conceitos objetivos, “exatos” e claros, evitando assim confusões e má-interpretações. Esta clareza é um dos princípios de boa ciência, algo que falta em diversos textos religiosos.
Os bons espíritos parecem compreender este objetivo cartesiano de Allan Kardec, mas fazem uma ponderação extremamente importante. Leiamos:
“As palavras pouco nos importam. Cabe a vós formular a vossa linguagem, de maneira a vos entenderdes. Vossas disputas provêm, quase sempre, de não vos entenderdes sobre as palavras. Porque a vossa linguagem é incompleta para as coisas que não vos tocam os sentidos.”
O que podemos aprender com essa pequena e rica resposta?
1) Cabe a nós, os seres humanos que estão vivendo na carne, formular a linguagem mais apropriada ao espiritismo, a linguagem capaz de criar entendimento. É tarefa nossa, mas estamos sempre pedindo aos espíritos para nos dar de bandeja, para nos dizer tudo.
2) Uma parcela significativa dos conflitos humanos —incluindo as divergências dentro do movimento espírita brasileiro— deve-se à falta de clareza na linguagem, inadequação e uso agressivo da mesma. É a nossa “falta de entendimento” sobre as palavras que se desdobram em brigas e, em casos extremos, ódios.
3) Mesmo que façamos um enorme esforço de criar uma linguagem adequada, precisa, clara e não violenta, ainda assim ela será incapaz de dizer tudo sobre as questões que estão fora da ordem dos sentidos humanos. Em outras palavras, as nossas palavras falham ao tentar descrever o que está além do ser, o que extrapola o campo da matéria bruta. E esta dificuldade enfrentará o espiritismo e a ciência, sempre que tentar ir além do que é palpável e concreto.
4) Com tudo isso, os espíritos dizem para Allan Kardec um remédio para toda a ansiedade sobre conceitos e nomeações: “as palavras pouco nos importam”. É um tapa na cara de nossa arrogância linguística. O fundamental, para os bons espíritos, é o conteúdo ético-moral da mensagem/texto e não as divergências de palavras, obsessão dos encarnados.
Sem dúvida, se nós dedicássemos especial atenção apenas para a questão 28 de “O livro dos espíritos”, não entraríamos em tantas disputas inúteis e buscaríamos aquilo que nos une para além das palavras. E o que está para além das palavras? Pense.
 
Imagem da postagem: Arte de Bansky, “Menino com avião de caça”, pintado num muro em Tel Aviv, na Palestina ocupada.