Divaldo, o médium decaído

38302
Reprodução Instagram

Ana Cláudia Laurindo

A inclinação do meio espírita brasileiro liderado por Divaldo Franco tem sido acreditar em sofismas rebuscados, anunciados com palavras conhecidas, ditas pelo médium , que ao analisar os conflitos armados entre a Rússia e a Ucrânia mostra o quanto se tornou fácil convencer multidões sobre uma narrativa, mesmo quando nada se compreende sobre o fato analisado.

De maneira vergonhosa, a ortodoxia espírita tupiniquim atribui efeitos satânicos ao termo comunismo, ao qual Divaldo tem acostumado  citar em discursos de cunho político conservador, que no contexto brasileiro logo indica com qual política está afinado.

É lamentável observar a derrocada ética/humanitária deste núcleo que centralizou as representações da linda doutrina, manipulando através de  médiuns oradores e escreventes, conteúdos que iludem, enganam, induzem milhares de mentes viciadas em poder e ajustes moralistas das condutas exteriores a enfileirar nas correntes nazi-fascistas envolvidas nas políticas partidárias em nosso país.

Oportunidades de compreender os males sociais gerados por políticos de inclinação fascistas todos os brasileiros possuem há anos, mas a cosmossociologia espírita se torna cada vez mais envolvida nas teias do poder que privilegia líderes míopes para os desmandos da política hegemônica, que atua sobre os sentidos com a voracidade demoníaca real, pois o mal chega até as pessoas de carne e osso através de decisões políticas que desarmonizam e desequilibram todas as vítimas.

Divaldo Franco nada entende sobre geopolítica mundial mas insiste em espalhar vídeos com conteúdos lastimosos para alimentar seus fanáticos seguidores, reafirmando jargões enquanto os libera da responsabilidade de estudar em fontes verdadeiras no intuito da compreensão que liberta; o jugo da classe não tem permitido essa experiência profunda de autonomia?

Para não entender sobre política real, a casta salvífica que administra caridades materiais mantém-se no cercadinho espírita, fascinada em torno da fala rouca do médium arrogante, e lá se vão inúmeras experiências encarnatórias perdidas na preguiça de pensar!

O número dos que estão recusando seguir sob a denominação “espírita” no Brasil está aumentando, pois lidar com as aparições patéticas dos médiuns perseguidores do “comunismo” está desanimando estudiosos da doutrina, médiuns anônimos sérios e comprometidos com o trabalho educativo, generoso e incentivador que Kardec espelha e indica nos muitos escritos que deixou.

Espiritismo não tem donos, não necessita de guetos, e fomenta o livre pensar , mas infelizmente o meio espírita brasileiro atua contra estas assertivas e gera dependências religiosistas, caminhando para o lado oposto do que exemplificou Kardec, um espírito cientista e político, digno de respeito, mesmo nos casos de reprodução das verdades do seu tempo histórico, em evolução.

O religiosismo acrítico sustenta as aparições de Divaldo Franco, as vezes oráculo, outras sofista, mas sempre comprometido com os interesses das classes dominantes e grupos hegemônicos dispersos nas instâncias de poder.

Isso não é espiritismo. Isso é a escolha do médium e daqueles que o seguem.

Despertemos.

Texto publicado originalmente em Repórter Nordeste, gentilmente cedido pela autora para publicação.

80 COMENTÁRIOS

  1. è a mesma falácia dos católicos e evangélicos que impõem aos seus seguidores que a que a miséria é imposta por Deus, para que estes pobres miseráveis nunca se revolte contra os detentores do poder, da fortuna. Fé não se impõe fé, se adquire através do raciocínio, estes seguidores não são espíritas. Os espíritas não segue nenhum líder mas sim, O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo Espiritismo, O Céu e o Inferno, o Livro dos médios e a Gênese.

    • Muito bem colocado. Esses malucos que se dizem espíritas, não representam o verdadeiro espírita. A começar pelos ataques que fazem aos que não comungam com suas ideias ortodoxas..

    • Divaldo como médium não poderá ser considerado um decaído. A sua mediunidade é brilhante, e a sua produção literária mediunica é grandiosa. Porem como ser humano ele tem seus defeitos e comete falhas. Como disse o Espirito Emmanuel, através do medium Chico Xavier: Os médiuns são Espiritos caídos do cume do orgulho. A mediunidade é uma prova; uma ferramenta divina para pagarmos as nossas dividas de vidas passadas, através do trabalho e da renúncia. Como aconteceu a milhares de brasileiros, Divaldo Franco se deixou enganar pelas artimanhas politicas da direita Capitalista, se deixando levar por mentiras e calunias dos politicos oportunistas.

      • Parabéns, pelo comentário ! Concordo e muito com a sua colocação. Grande Abraço !
        Marco Aurélio Aurich
        Porto Alegre – RS
        Que pretende, aprendendo cada vez mais as Obras Básicas, se firmar como um Espirita.

      • É notório, infelizmente #divaldofranco que tinha o lema “caridade”, jamais poderia prestar esse desfavor a Filosofia de #Kardec, paltada na obra do #LivrodosEspíritos, onde a Fé raciocinada não nos deixa jamais enganar nem externa, e muito menos internamente.

      • Mediunidade fake 100%.
        O cara não é médium vidente porcaria nenhuma. Aquele papo dele de não pode dirigir automóvel porque não consegue distinguir pessoas vivas dos mortos que “andam por aí”, é uma das maiores idiotices que esse sujeito fala.
        E já enganou muito a minha família espírita , até que começamos a ver a suas com maior detalhe e nos ligamos no gigantesco mistificador que esse sujeito sempre foi.

    • Divaldo Franco é totalmente contrário a realidade , ao espiritismo , ao que Jesus Cristo veio ensinar! Ficar ao lado de um torturador , usurpador, mau caráter é inadmissível! A Federação Espírita deveria procurar a informação verdadeira, não a desinformação e advertir o “medium” Divaldo Franco, assim evitando a decaída do Kardecismo.

  2. qdo. falei, no grupo de estudos que frequentava e que, estou reticente em continuar esse ano, de que o espiritismo faz tal qual os evangélicos e outros “ramos” e que por certas cabeças no movimento são destratados, quase me expulsaram…qdo os chamei de reaças foi um deus nos acuda e qdo. disse que o movimento está cheio de “falsos profetas”, de ídolos, de intocáveis…a casa quase veio à baixo…

    • Esse é o perfil da quase totalidade dos Centros Espíritas, no que eu frequentei por 17 anos, a beatitude dos trabalhadores e dirigentes, é mero disfarce para detentores de ideais místicos e retrógrado, qualquer colocação distoante da crença comungada, logo era rotulada como obsessão. Hoje sou uma espírita “descentrada”, prefiro fazer minhas pesquisas com Kardec e não pretendo mais fazer parte do Espiritismo-Religião e da caridade desfocada da realidade social dos Centros.

        • Concordo, Christiane
          Um espirita Homem ou mulher ter sua orientação política eu aceito. Porém, Alguém
          que é tão importante como Divaldo, apoiar o bolsonarismo, ou seja, adotar idéias
          nazifacistas, é totalmente inaceitável. Só tomei conhecimento da tendência política
          do Divaldo, recentemente ( fevereiro/2023), pois imaginava que ele era uma pessoa
          acima dos conceitos políticos. Sou ou tento ser espírita, desde os 28 anos de idade, estou com 73 anos. Fiquei bastante decepcionado com o Divaldo, não com a Doutrina Espírita !

          • Sou um jovem de 27 anos, o senhor tem idade de ser meu avô. Na minha humilde opinião as pessoas sempre vão surpreender umas as outras. É muito difícil quando alguém que admiramos não é realmente o que parecia ser. Uma pessoa para está alinhada ao negacionismo e o obscurantismo trazido pelo Bolsonarismo, está longe de ser um “espírito de luz”

    • É necessário que façamos a nossa parte. Os que querem desviar pensamentos, pessoas, ações terão o que buscam. Estudemos e continuemos na busca do bem e do amor.

  3. DE fato, depois de participar de congressos de muitas SEMANAS ESPÍRITAS DE VIRÓRIA DA CONQUISTA BAHIA, E, AINDA, VÁRIAS CIDADES E OU ADQUIRINDO DVDS, E SEMPRE ESTUDO ALLAN KARDEC, agora já ano 2016 surgimento da “lava Jato” e golpes DA DILMA, ASSISTINDO O MÉDIUM DIVALDO Franco elogiando pousando com Governador de São Paulo, criticar governo LULA, DILMA etc. algo estranho venho a mente inquieto desconfiava que o ESPIRITISMOS COMEÇAVA A MODA FULANO BELTRANO E TAL.
    QUANDO ME REPAREI ASSISTINDO SERGIO ALEIXO ETC. E CRITICANDO JUSTAMENTO MODO DIVALDO AÍ AGORA FICO EM CASA COM COLETIVO ESPÍRTA MARIA FELIPA E VIRTUAL SAMARITANOS DA ULTIMA HORA. ESPIRITISMOIE POLÍTICA.

    • DIVALDO FRANCO SÓ PIOROU. AGORA,MENTINDO, APOIAR, TERRORSTAS, FASCISTAS O DIVALDO FRANCO BOSONARISTA,MÉDIUM ESPIRITA DA MANSÃO DO CAMINHO AFRONTAR O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL -STF, MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES E OUS EMPENHADOS JUIZES SÉRIOS, É CRIME. TIO DIVALDO, O SEU SERGIO MOURO EX JUIZ É UM FORA DA LEI, DESTRUIU MILHÕES DE EMPREGOS E EMPRESAS. NÃO PERCEBE? CADÊ JOANA DE ÂNGELIS? ESCAFEDEU-SE?. FERROU SEU SEGUIDORES “MANÉ NÃO AMOLA” NADA A DIZER DOS POVOS INDÍGENAS? ETC. CANALHICE, USAR: Martin Luther King Jr.. ISSO É MUIOU FEIOS. CONVENHAMOS.

  4. Conheci hoje está pagina e fico imensamente grata por o ter encontrado.estou fora do Brasil ha 20 anos e pouco a pouco vi 95% dos espiritas que conhecia se tornarem estranhos … vi amigos sofrerem e se afastarem em silêncio das casas espiritas e outros se fecharem para não abandonar.
    Vi 99% dos meus familiares se perderem no caminho exatamente bolsoespiritas… muitos, quero acreditar, estão neste pensamento para, em não destinado, não perderem o grupo. Necessitam fazer parte….
    Muito me entristesse esta loucura coletiva.
    Justificativas absurdas para nós outros mas correta para eles…. como por exemplo ” não podemos acabar com a pobreza porque o espirito precisa desta provação ” dentre outros grandes absurdos contrário aos ensinamentos do mestre Jesus .
    É bom saber que não estamos sozinhos.
    Bem hajam

  5. Quando essa jornalista fizer 1% da caridade real que Divaldo fez, só no último ano, depois dou à ela o direito de criticar.
    Não se pode confundir o homem com a doutrina.

    • Tudo o que Divaldo afirma não tem nada a ver com a doutrina espírita, e sim com o “igrejismo espiriteiro”. Kardec deve de estar dando voltas em seu túmulo…

    • Boa tarde. O que se defende no Socialismo, é o Estado de bem estar social. Onde todos tenham acesso ao trabalho, saúde, moradia, alimentação e inclusão. Não se proíbe a riqueza. Mas a pobreza extrema jamais deverá existir. Infelizmente, muitos espíritas se apegaram à idéia de que a única prática da caridade, é dar de comer. Como se comprassem indulgências. A caridade está dentro, no espírito, na reforma íntima. Muito mais difícil que distribuir sopa.

      • Muito bem explicado. Caridade está além de simplesmente dar o pão. Nos perdemos no meio do caminho, em algum lugar esquecido por nossa memória ética e edificante. Deixei de frequentar casas espíritas e passei a me dedicar aos estudos on line. Mas jamais perdi minha fé em Deus , Jesus e na obra do bem. Amar ao próximo como a ti mesmo, mas será que nos amamos realmente?

    • Fazer caridade não substitui os ensinamentos de Jesus, que veio trazer a paz, o amor a Deus acima de todas as coisas e AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO. As falas de Divaldo durante as eleições e depois do golpe me fizeram crer que a bondade verdadeira não existe no coração dele. Apoiar Bolsonaro é como apoiar as trevas, acima da luz. Ódio bolsonarista nada tem a ver com o amor cristão. Só acho! Será q Joanna nunca falou isso pra ele? Ou ele é um farsante? Olha, apoiar a direita e defender os pobres não combinam entre si. Ainda mais se a direita era Bolsonaro, genocida, homofobico, fascista, cruel, narcisista q odiava pobres, negros, e colocava o nome de Deus nas suas ações. Fala sério.

    • A matéria é clara e objetiva, e o autor tem total razão. Como pode alguém que siga os ensinamentos de Cristo apoiar posições tão intelectualmente podres como o fazem os seguidores desse satânico movimento pela morte e pela negação? Seu comentário é inútil, não contribuí em nada para o debate, é por isso que o autor tem razão sobre vocês bolsonaristas, vcs são rasos em suas opiniões carregadas de ódio.

  6. Vcs não tem uma faísca da grandiosidade moral e do poder de contribuição à humanidade que tem DIvaldo Franco, deveriam tê-lo como modelo e respeitá-lo!! Quem carrega a bandeira do aborto e da liberação das drogas está muito longe de ser considerado espírita!! Tem muitas encarnações para galgar antes de chegar no chinelo de DIvaldo Franco!! Acorda esquerdalha, vossas mentes estão adoecidas!!

    • LUIS INÁCIO LULA DA SILVA. MILHÕES DE EMPREGOS, PAGOU A DÍVIDA DO BRASIL FMI, MILHÕES DE CASA PRÓPRIA PARA CITAR ALGUMAS. O VERDADEIRO HOMEM DE BEM DO EVANGELHO SEUNDO O ESPIRITISMO. DESPERTAI….

    • É difícil falar sobre questões tão complexas como o aborto e as drogas em tão poucas linhas. O primeiro conselho é se informar mais sobre o assunto, não é simplesmente julgar o livro pela capa, é saber as causas sociais, culturais e históricas desses assuntos. É muito fácil as pessoas caírem nem discursos moralistas pois é fácil julgar algo como errado antes de entender. Não tenha preguiça de ler ou pensar, pois é justamente por isso que nosso país chegou ao fundo do posso das ideias absurdas trazidas pelada soluções e explicações fácies do Bolsonarismo. Vamos combinar também que um movimento que um movimento que tem como lider um senhor que se auto-denominava “filósofo”
      não tem muito seriedade né.

  7. Não se atira pedras em árvore que não dá fruto, Chico Xavier foi expulso de sua casa pelos familiares e criticado por conterrâneos de Pedro Leopoldo até sair e se ficar em Uberaba, o nosso amado Cristo foi rejeitado por suas opiniões pela família, então os medíocres que criticam são os mesmos espíritos que em reencarnação não avançaram para uma evolução real, continuam com os mesmos vícios de uma moral baixa.
    Divaldo Franco é um ser de Luz e sua obra é seu advogado por toda eternidade, agora seus críticos, me mostrem seus feitos… Verdadeiros hipócritas e medíocres, vivem de suas críticas venenosas.
    A cada um será dado segundo as suas obras.

  8. É triste ver irmãos espíritas, adeptos de uma filosofia racional relutarem tanto em usar a razão para analisar as questões de nossa vida cotidiana.
    O espírita deveria ter aprendido com o próprio Kardec que as questões que se nos apresentam devem ser estudadas caso a caso, sem nenhum viés ideológico.
    As ideologias cegam, porque tratam os problemas utilizando sempre as mesmas soluções, quando a realidade nos mostra que problemas parecidos em momentos distintos exigem soluções distintas. Ás vezes, a melhor ferramenta é o martelo, às vezes é o alicate. A direita se apropriou da liberdade e a esquerda da igualdade. Porém, o próprio Kardec afirmou que nenhum sistema socioeconômico funcionará sem a base do tripé que é a fraternidade. E isso é uma conquista individual.
    Somente quando o homem for fraterno haverá liberdade e igualdade equilibradas. Por isso amigo espírita, abandone as ideologias e pense qual ferramenta seria melhor para resolver cada problema, independente se ela vem da esquerda ou da direita. E respeite fraternalmente os que pensam de forma contrária, pois só
    através da discussão equilibrada as soluções irão aparecer de forma duradoura.

  9. Até o momento que escrevo, será esse o 14a comentário. Presságio ter tido 13 comentários antes do que faço agora? Acho que é providencial. De fato os Centros Espíritas estão se deixando guiar pelo mesmo igrejismo das correntes reacionárias protestantes, seja pelo pesudointelectualismo mitológico da antiga aliança ou por um revisionismo de exegetas fake, tão reticentes e por demais tergiversantes.

    Isto posto, venho prestar solidariedade a todos os irmãos e irmãs que sentem-se isolado ou mesmo rejeitados pelo fascínio protofascistóide que nos acomete desde os movimentos sociais de 2013/14, impulsionado principalmente pelo lava-jatismo do juiz e do procurador que, em conluio contra a democracia e o direito, rebaixaram o país à subcategoria a muito esquecida de república de bananas. Ainda bem que Deus escreve certo por linhas tortas e escancarou a farsa através de um hacker para expor todos os crimes e corrupção dos que um dia heróis, hoje jogados ao escanteio do jogo democrático.

    Mas eis que a estrela da esperança renasce e dá a volta por cima, sem remorsos e sem rancor, para reconstruir a união e recolher os medíocres à sua condição de fato.

  10. Bom dia! Por isso que a doutrina fala: ” espíritas amai-vos e instruí-vos”. Lançar manifesto se dizendo espírita de esquerda, eu nunca vi na vida. O espírita deve seguir princípios e valores. Não é a questão de concordar com o candidato A ou B. O Ponto é, devemos entender que não temos opção política, devendo votar no ” menos pior”. Só que, existem pautas que nos são caras, como a vida, contra o aborto, não ser a favor das drogas, a sexualização de crianças, universidades e escolas cheias de pessoas usando drogas, professores andando nus nos corredores das faculdades… O problema é que existem pessoas no meio espírita, evangélico, católico, os quais são cheios de mazelas morais, e isso não é problema para nenhuma religião. Só que, quando certas pessoas começam a influenciar os dirigentes espíritas para adotar certas imoralidades ou permitir ocorrê-los, estaremos fadados ao fracasso, já que o dirigente não representa mais o movimento. Quanto ao Divaldo Franco, respeitem o trabalho que ele ainda vem desempenhando na terra. Respeitem a história reencarnatória dele, bem como bem desempenhou nosso irmão Chico Xavier. Ideias deturpadas, sexualistas, criminosas, que se misturam em religiões, acabam desacreditando-as. Nós, espíritas, devemos nos orientar pelos princípios do CRISTO JESUS. É correto saquear os cofres públicos e deixar as pessoas a deriva em hospitais? é correto ver o crime organizado expulsando as pessoas de suas casas? é correto ver as drogas entrar pela porta de sua casa e fazer vítima seus filhos? é correto ver uma cena teatral onde todo mundo fica nu e um atrás do outro em conexão com as mãos? é correto ver crianças tocando um homem nu? Pensemos bem onde está a educação do nosso país, a qual nunca melhorou desde 1988. Somos em educação, um país atrasado. Injetar dinheiro na educação é fácil, difícil é ver isso efetivo, sem desvio do dinheiro, da merenda escolar….??? É esse tipo de comportamento que o “ESPÍRITA” DEFENDE? Pensemos o que queremos para nós e para os demais!

    • por óbvio, existem questões de ordem moral sim, concordo. Ninguém que ir à centros espiritas para ouvir que seu filho pode ser gay (nada contra), porém ainda isso fere muito. Não apenas quem é gay como também a família. O aborto também não deve ser defendido para quem realmente é um espirita bem como adotar posturas pouco saudáveis dentro de um centro. Um exemplo: entrar de mini saia ou short curtíssimo. Isso é falsa moral? não pois temos que respeitar o contexto sim, o ambiente do centro tem que ser de respeito. Porém não acho que o Bolsonaro representa nada disso. Muito pelo contrário, ele e seus asseclas usam essas pautas para se promoverem ao meu ver. Sem contar que são sepulcros caiados. Não sou que digo. Vejam os escândalos da ong fundada pela senhora Goiabeira. Contudo o candidato Lula também tem pautas pouco conservadores. Defendem o aborto. Isso pesa sim. Mas não nos esqueçamos que somos todos espíritos ainda bastantes materializados por que não dizer inferiores até. Infelizmente o que estamos precisando nos centros não são moralistas fumando moralina, mas homens estudiosos, prudentes, pesquisadores, e não dirigentes com fala mansa, que reza a missa, que fazem casamentos, que fiquem manipulando psicologicamente quem ali chega sofrendo. Espíritas como Carlos Imbassaí, Deolindo Amorim, Ernesto Bozzano, Herculano Pires, Carlos Bernardo já não os há no movimento. Saudades de um centro que escutávamos sobre pesquisa sobre a física transcendental de Zolnner. Hoje é apenas emoção e auto ajuda. Deus nos guarde

  11. A paixão por determinados candidatos está cegamdo as pessoas. Que doença é essa que faz irmãos criticarem de maneira tão leviana um dos missionários que tanto conforto trouxe a todos nós?
    Entre convicções políticas e as bases da Doutrina eu fico com a Doutrina.

  12. Deve ser que o Divaldo está errado, também o Haroldo, o Chico, a Joanna de Angelis, o Emmanuel… e o pessoal que organiza o site está certo… deve ser isso…

    • Misturar Chico Xavier, Joana de Angelis e Emmanuel, espíritos de Luz, nessa história é leviano da sua parte. Eles jamais tomariam partido político, muito menos o de um ser abjeto que não se parece nada com o ser humano como Bolsonaro.

  13. Acredito que toda pessoa pública deve ter alguns cuidados para não influenciar involuntariamente outras pessoas, principalmente os mais simples culturalmente. A Doutrina Espírita é cristalina. O livro SOCIALISMO E ESPIRITISMO de Léon Denis, é esclarecedor , quanto aos princípios cristãos dentro de uma visão onde se defenda mais equidade social.

  14. Opinião, todos devemos ter.
    O Sr. Divaldo tem também o direito de ter a sua
    Ao agir buscando a imposição já muda a figura, ao expor-se age comprometendo os que acreditam ser o médium, um carteiro do Reino Superior.
    Médium é tarefeiro tal qual somos todos, talvez mais comprometidos com a apuração da verdade, mas falhos como todos nós.
    Lembrar sempre que:
    Verdade mora em casa própria.
    A evolução planetária ocorrerá: com, sem ou apesar do espiritismo.
    Repensemos a idolatria.

  15. Você é uma pessoa doente, que ataca o sr. Divaldo por pensar diferente. Característica comum da esquerda é justamente essa, “acuse-os do que você é”. Todavia, sequer poderia te chamar de “médium decaído”, já que sua irrelevância no meio é latente. Inclusive, somente tomei breve conhecimento do seu nome após ler matéria em que constava seus absurdos. Você deveria se envergonhar por defender um político condenado por corrupção em todas as instâncias.

    • Pensar diferente ele pode, apoiar atos criminosos não. Me responda com sinceridade, Jesus apoiaria a invasão e a quebradeira do congresso? Divaldo é maior do que Jesus?

  16. Se alguém quiser críticar Divaldo Franco por suas ideias ou palavras, eu sugiro que no mínimo tenha mais de 90 anos, que tenha pelo menos 100 livros mediúnicos escritos com total doação de seus direitos autorais, e que tenha dedicado a sua vida ao espiritismo e à caridade incondicional…ah e que tenha no mínimo adotado 500 crianças….sem tais pré requisitos, me perdoe, mas você não sabe o que fala….

  17. Lí seu artigo. Concordo em partes. O que Divaldo prega, essa verborragia balofa nada tem a ver com o espiritismo. Parece aquele personagem de novela seu Astromar. Aqui já dou um salto num outro artigo: Quanto a Medrado: é inteligente mas também se enveredou pela religiosidade, pela psicologia freudiana. Concordo quanto o espiritismo ser para livre pensadores: porém descarto a união do espiritismo com o socialismo. Por quê? Bem, o socialismo é eminentemente materialista. Penso que os espiritas inteligentes que gostam de fuçar e pensar por si mesmo deveriam ler o Espiritismo Dialético de ES Porteiro. Se há uma dialética espírita e há certamente, está nesse livro, bem como do Consciente ao Inconsciente de Gustavo Geley. Convido á leitura.

  18. FORA DA CARIDADE NÃO HÁ SALVAÇÃO, O ESPIRITISMO É FEITO DE PESSOAS ,GENTE, SER HUMANO( ENCARNADO OU NÃO) AS TREVAS ESTÃO AO NOSSO LADO, COMO TAMBÉM A LUZ.QUAL A NOSSA OPÇÃO ?
    HUMILDADE , SERENIDADE SEM CONCEITOS OU PRÉ- CONCEITOS AMOR AO PRÓXIMO ESSA É A MÁXIMA DE JESUS É ISSO QUE ESTAMOS PRATICANDO?

  19. Irmãos de tramitação planetária.
    30 anos de Espiritismo, trinta anos de Yoga, 41 anos de advocacia pura e simples, 45 anos de acompanhamento nos bastidores da política, a título de laboratório e 66 anos de idade. Algumas conclusões:
    Kardec o codificador, nos diz que o espírita deve analisar “TUDO A LUZ DA RAZÃO. O própria era considerado o BOM SENSO ENCARNADO.
    Um – Grande parte das matérias divulgadas nas mídias sociais, atribuídas ao Divaldo, ou aos meios espíritas, são falsas, no todo ou em parte. (favor sempre analisar com profundidade).
    Dois – Diz a Doutrina dos Espíritos que somos CRIADOS SIMPLES E IGNORANTES e que através das encarnações chegaremos um dia ao entendimento universal a obra infinita do criador. Como estamos ainda no começo da caminhada, significa em absoluto que ainda somos simples e ignorantes e que por isso, não temo achar que somos donos da VERDADE.
    Observo que a IGNORÂNCIA QUE CRUCIFICOU O MESTRE, agora tenta CRUCIFICAR A MARAVILHOSA DOUTRINA DO MESTRE. E nós 99.99% dos “espíritas” ou espíritas teóricos, estamos abraçando as trevas, pensando, eu sou melhor do que aquele, eu sei mais. Neste partido está a verdade, naquele outra estão as trevas. Por sua vez, quem está no outro lado da pirâmide, pensa, aqui está a verdade, o pessoal do lado de lá está perdido. Lembram: FORA DA IGREJA NÃO HÁ SALVAÇÃO, (quem está aqui vai para o céu quem não está vai para o inferno?), estamos lá ainda, não evoluimos nada, ou muito pouco.
    Estamos em plena TRANSIÇÃO PLANETÁRIA e PHILOMENO DE MIRANDA enviou o recado através do Irmão DIVALDO FRANCO, que virou o livro “PERTURBAÇÕES ESPIRITUAIS” Porventura não é isso que está ocorrendo neste momento EM TODO O MUNDO?
    Como estamos perturbados, atiramos para todos os lados para ver se acertamos em alguém. Penso que é a angústia do espírito que tem o dever de evoluir em obediência à Lei do Progresso, mas nós nos portamos como portas de instituição bancárias, que rodam, rodam e não saem do lugar.
    Temos sim que fazer grande reflexão a partir de cada um e daí, nas casas espíritas, Federações e FEB., para tirar dos meios espíritas os debates políticos, (quando partidarizamos o debate, caso contrário estaremos todos e redundo, SEM EXCESSÃO DANDO ENERGIA PARA ÀS TREVAS AVANÇAR. Daí, nossa evolução dar-se-á, tão somente pela via amarga da dor.
    Alguém já comentou neste site. Devemos começar pela HUMILDADE/CARIDADE.
    Por fim, sigamos os passos do MESTRE: NÃO JULGUEIS PARA SERDES JULGADOS. Daí, a quem é dado dizer onde está a VERDADE?

  20. Este ano foi a decepcao total com Divaldo, e a casas espiritas de Garopaba, todos Bolsonaristas, seguindo direção oposta ao Kardec, cadê a Caridade q pregam??? Larguei.

  21. Que tristeza, esse Divaldo!!! Eu o admirava como grande medium. Apoiar o Bozo é demais!!! Nada cristão. Divaldo disse que apoiava o maligno Bozo porque “ele representava uma esperança, mas não concordava com ele ser a favor da tortura”.

    Como se pode ter “esperança” em quem é a favor da tortura, é corrupto, misógino, racista violento e que foi responsável pela morte de centenas de milhares de brasileiros???!!! Esperança em ele transformar tudo num inferno.
    Talvez seja senilidade. Com a idade avançada, talvez ele já não consiga discernir o bem do mal. Ou foi sempre um farsante e agora revelou sua verdadeira natureza.
    Eu tava vendo o filme dele, “Divaldo, O Mensageiro da Paz”, mas não vou nem acabar de ver. Que decepção!!!

  22. Não se trata de convicções políticas. Segundo algumas reportagens, inclusive do Correio Brasiliense, Divaldo teria dito que apoiava o Bozo por ele “representar uma esperança, mas não concordava com ele ser a favor da tortura”. Que esperança se pode ter em alguém que é a favor da tortura???!!!
    Pode se ter esperança que ele um dia melhore, como todo ser humano. Mas apoiar um ser abjeto, que faz apologia à tortura e a criminosos torturadores, para governar um país com tanta desigualdade, não está de acordo com o pensamento espírita cristão.
    Ou está????!!!

  23. Essa é apenas mais uma fala lastimável dele!
    Pois em diversas palestras que estive na Mansão do caminho!
    Ele proferiu “piadas” racistas, dizendo que no tempo dele não tinha esse problema!
    E o seu público de grande maioria, branco e rico, gargalhavam!

  24. Divaldo Franco deveria ser advertido pela Federação Espírita , ele se diz “espírita” e age ao contrário dos ensinamentos espíritas.
    Um líder “espírita Kardecista” defender um criminoso, nefasto , favorável a tortura, ladrão como Bolsonaro, decai com o espiritismo.

  25. Todo espirita sabe que a mediunidade é uma faculdade física que se enfraquece com a senectude. O que não se enfraquece é o caráter de um medium e a proteção de seu espírito protetor. Quando Divaldo torna pública essas coisas fascistoides há de se perguntar: onde está Joana de Angelis, Irmã Sheila, etc, etc., pra impedir esse obscurantismo político trevoso? Intervenção civil ou o desencarnacao? Qual a melhor maneira de manter o legado grandioso e a trajetória iluminada desse homem que está fora de si? O autoquestinamento de Cristo perguntou no calvário não é possível aqui porque Divaldo com certeza não sabe o que diz. Se não pode perguntar-se porque foi abandonado a Joana de Angelis, é porque ignora a própria ignorância. Se chegou a esse ponto, é porque foi realmente abandonado por JA! Nós dois casos , a situação é de dar pena e requer um cuidado e uma atenção redobrada das federações e centros espíritas. Respeito pelo passado, atenção com o presente e responsabilidade com o futuro do espiritismo esse é um desafio e uma tarefa de todos nós pois o lema da doutrina é incompatível com o fascismo: fora da caridade não há salvação!

  26. Divaldo já tem mais de 95 anos.
    Muitos anos de trabalho no bem não podem agora serem esquecidos por uma opinião política . A opinião política abre caminho para muitos ” pensamentos ” que uma pessoa ainda jovem não consegue filtrar e se vigiar, creio que para alguém com 95 anos seja mais difícil!.

    Divaldo já não tem condições de trabalhar e ninguém tem direito de cobrar isso.
    É digno de muita honra e respeito. Mudar a firma de pensar, depois dos 90 anos não tira a dignidade de ninguém.

  27. Divaldo é tudo aquilo que o Espiritismo não precisa. Manchou o nome dele ao apoiar um ser que causou tanats mortes por omissão, incluindo a dos Yanomanis.
    Divaldo entra pra história do espiritismo como um medium que se rendeu as trevas. Hj ele serve a outro Senhor, que não é o de luz.
    E mais, o Kardecismo parou no tempo e não evoluiu em anda. E no Livro dos Espíritos isso está bem claro. Hj em dia não era p ter nenhuma doutrina de religião no espiritismo, nem a católica, q foi necessária no começo. Na verdade deus é o cosmo, a força cósmica que emana no universo, e todos somos parte delas. Qndo entenderem isso, poderão compreender q não necessitamos de crenças e rituais de deuses e religiões.
    Mas o mundo ainda não está preparado pra isso, muito menos o Brasil com tantos espiritas de dogmas cristãos.
    Ha uma nova vertente, a que estuda e compreendeu que nao temos deuses cristãos ou de outras religiões. Mas como eu disse, essa é uma conversa em que muitos não estão preparados pra ter.
    Paz e Luz.

  28. Divaldo tem um trabalho memorável e exemplar, mas é humano e está suscetível a erros, enganos e porque não dizer, opinião pessoal, pois todos nós temos as nossas. Outra coisa, ele não é e sem deseja ser o representante do espiritismo no Brasil. Ele mesmo já mencionou que todas as informações devem ser analisadas e questionadas, pois ninguém está livre de erros e enganos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui